sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Emo X Cristianismo


Tribos urbanas não é nenhuma novidade, muitas delas existem a mais de 50 anos. Mas hoje em dia temos visto uma intensificação delas na sociedade.
Atualmente a mais enfatizada é a tribo Emo (abreviação do inglês emotional), que é um gênero de música derivado do Hardcore. O termo foi originalmente dado às bandas que tocavam músicas mais emotivas que o habitual.
Ultimamente porém, o termo EMO foi adotado como estilo de vida pelos adolescentes, influenciando não apenas a opção musical mas outras áreas da vida. Eles se caracterizam também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, pela linguagem e pelo visual, que consiste geralmente em trajes pretos, trajes listrados, mad rats, cabelos coloridos, franjas caídas sobre os olhos, esmalte e maquiagem escura.
No Brasil, a moda se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais do Sul e do Sudeste, e consequentimente tomando o Brasil.
Em meio a isto, estamos nós, os adolescentes cristãos que muitas vezes nos perguntamos se devemos ou não aderir esta onda emo.
Pode um cristão ser Emo? Qual é o problema em ser Emo?
Para se chegar a um esclarecimento, devemos ver como eles vivem, no que acreditam, etc. Apesar de ser um assunto bem presente hoje, ainda é recente e não se tem muitos estudos a respeito, mas podemos chegar à algumas conclusões se analisarmos a vivência do grupo.
Pelo que observamos, alguns problemas de ser emo são:
a) Leva a pessoa a um nível extremo e utópico de emotividade.
b) Disvirtua a identidade do adolescente ao enfatizar atitudes e linguagem infantil.
c) Leva o adolescente a se tornar um melancólico habitual, que lamenta pelas coisas erradas mas nunca faz nada pra resolver a situaçao.
d) Faz a pessoa ser esvcravo de um modismo. (Só usa aquele tipo de roupa, ou cor, etc).
e) Sutilmente influência os adolescentes ao homosexualismo. Tanto pela forma de vestir e se portar (homens usando maquiagem,etc) como por serem carinhosos ao extremo (chegando a beijarem-se na boca ao cumprimentar ). Este ponto é visível pelo grande número de homossexuais entre os emos.
e) etc.
Olhando tudo isto, fica claro que ser emo não é para cristão. A maiorias das tribos urbanas tem suas próprias regras e princípios que geralmente batem de frente com os valores bíblicos. Embora muita gente ainda veja tais grupos como movimentos sociais coerentes, e procure neles uma razão mais profunda, a fragilidade destes movimentos são enormes.
Além do mais, o cristianismo é muito superior a qualquer tribo ou idealogia. Não existe tribo que seja mais coerente e faça mais sentido do que a “tribo de Jesus”. Neste grupo tem amor de verdade e princípios corretos que transformam o mundo. E para quem busca uma renovação emocional, não existe expressão maior de sentimentos e emoções do que aquela que Jesus demonstrou na cruz ao morrer em nosso lugar.
Sem dúvida, JESUS É MAIS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário