quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PAPO JOVEM...


Blog EntryESPAÇO TEEN - TÁ COM INVEJA ? VAI ORAR !Nov 6, '07 2:39 PM
for everyone
Tá com inveja? Vai orar!



O famoso escritor francês Jean De La Fontaine, conta a seguinte história:

Um pavão invejoso de um rouxinol, reclamou com o Criador: “Oh, Senhor, tenho que reclamar pois tenho razões. Quando tento cantar louvores a ti, da minha garganta só sai guinchos; já o rouxinol, um bichinho mesquinho e feio, emite sons tão suaves que a todos encanta. Eu é que merecia ter um canto assim!”

A isso respondeu o Criador: “Ave invejosa!!! Cala-te. Por que desejas a voz do rouxinol? Já não te dei bela plumagem como a ninguém? Sua cauda multicolorida não se parece com um mostruário de jóias? Haverá no mundo alguma ave mais bela do que tu?”

Depois de demonstrar que cada animal foi feito com uma habilidade peculiar e especial, e nem por isso reclamavam das suas vozes, o Criador propôs ao pavão uma troca: “Dou-te uma bela voz e em troca tiro toda a beleza das suas penas!” Imediatamente o pavão se recusou a aceitar tal proposta, e saiu murmurando: “trocar eu não troco... trocar eu não troco!!!”

A inveja é uma mistura de desgosto e ódio, ocasionado pelo sucesso do outro. A diferença de ciúme e inveja é que temos ciúme do que é nosso, e inveja do que não temos, do que é do outro.

Infelizmente esse mal tem entrado na igreja, no meio dos adultos, das crianças e dos adolescentes. Inveja-se a roupa de alguns, o sucesso de outros, o dom deste, a voz daquele, a beleza daquela, e como o pavão, existem muitos que saem reclamando insatisfeitos.

Se um adolescente se veste bem, é chamado de vaidoso; se tem bom relacionamento com seus líderes, é puxa-saco; se é inteligente, é metido; se estuda a Bíblia mais do que nós, o chamamos de fanático.

É possível que algum de vocês já tenham sido vítima de algum pavão por aí. Qual é o ensinamento bíblico sobre a inveja? O que devemos saber a fim de evitarmos esse sentimento tão ruim?

Lembremos que por causa da inveja, aconteceu o primeiro assassinato da história da humanidade. Assim, concluímos que a inveja mata. Mata relacionamentos, mata pessoas, mata a humildade! Lemos em Provérbios 14:30 que a inveja é podridão dos ossos. Significa que esse sentimento maligno, tira a nossa força, desestabiliza o nosso ser, corrói nosso interior, e prejudica o nosso irmão. Ninguém parará em pé com ossos apodrecidos. A inveja é coisa séria.

A inveja nos faz amar o dinheiro, o que é a raiz de todos os males. Ela faz com que amemos mais as riquezas do que ao Senhor, e a busquemos mais do que as coisas espirituais, e a valorizemos mais do que as pessoas. Mas a Bíblia adverte que o sucesso do invejoso não durará muito (Pv 28:22).

Essa cobiça detestável nos leva a falar mal do nosso irmão. Isso é péssimo, pois a Bíblia nos adverte contra a maledicência muitas vezes. Aprendemos que a maledicência é dar ocasião ao adversário (I Tm 5:14), que quem fala mal do irmão fala mal da lei do Senhor (Tg 4:11) , e também que aquele que consegue dominar a sua língua, domina o corpo inteiro (Tg 3:2).

Como o nosso Salvador sofreu com isso! Os fariseus e os principais sacerdotes tinham inveja dele, por isso o difamavam dizendo: “Tem demônio”; “É pecador!”; e “Blasfemou!!!” A Palavra de Deus diz que Pilatos sabia que o tinham entregado por inveja (Mc 15:10). Ele era inocente, mas foi caluniado, escarnecido, e crucificado. Irmão, tome cuidado pra não fazer o mesmo com uma pessoa que como você foi redimida pelo sangue do Senhor Jesus!

Muitos adolescentes sentem a vida como se fosse uma competição. Disputam a atenção de quem amam, disputam espaço no grupo a que pertencem, competem com suas idéias, com seu talento, com seu desejo de aceitação, e estão bem expostos a sentimentos como inveja, mas devem ser leais, buscando produzir em suas vidas o fruto do Espírito e não as obras da carne, entre as quais está a inveja.

É bom lembrar que é da inveja que brota outro mal, o da comparação. Muitos adolescentes se sentem inúteis, diminuídos, e inferiores, pelo fato de estarem sempre fazendo comparações carnais com o outro. É preciso ter sempre em mente que você é único, especial, e Deus quer usá-lo como você é! Você não tem que ser como este ou aquele, tem que ser simplesmente você.

Finalmente, deve ser dito que a inveja é inimiga da espiritualidade, pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má (Tiago 3:16). Deus não quer que você seja um pavão, que se orgulha da sua beleza, mas não está satisfeito, só porque não tem o mesmo que os outros têm. Seja como o rouxinol, que não sabe correr como o coelho, nem pular como o canguru, ou escalar árvores como o bicho preguiça, ou latir como o cão, mas mesmo assim, canta alegremente, e em vez de reclamar do que não tem, usa a voz que tem e louva ao Deus Eterno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário